VOLL Fisioterapia
VOLL Educação Física

PROGRAMAÇÃO PALCO FISIOTERAPIA

Sáb - 09:00

Diana Andrade

+ As lesões dos corredores
Para fisioterapeutas especializados em esporte ou profissionais que atendem diariamente pacientes envolvidos no desporto é primordial entender as principais lesões envolvidas na prática da corrida, a fim de reabilitar e orientar os pacientes da melhor forma. São inúmeras as lesões que envolvem corredores e, nesta palestra, discutiremos as principais delas e apresentaremos algumas formas de tratamento.

Sáb - 10:00

Pamela Pereira

+ Reabilitação Cardiopulmonar no Pós COVID
Além dos malefícios da COVID-19 enquanto doença respiratória, a hospitalização (com ou sem o uso de ventilação mecânica) pode desencadear diversos efeitos deletérios aos pacientes, como alterações pulmonares e cardiovasculares. Além disso, o comprometimento do estado físico-funcional pode persistir por semanas após a alta hospitalar ou após o processo de cura da doença. A Reabilitação Cardiopulmonar baseada em exercícios globais e respiratórios é um recurso importante e determinante para o retorno das atividades diárias e a plena qualidade de vida dos pacientes.

Embreve Palestrantes
Sáb - 11:00

Michelly Nery

+ Tratamento da Dor pélvica

A Dor Pélvica Crônica pode acometer homens e mulheres e impactar negativamente a qualidade de vida de ambos os sexos. Saber identificar os fatores envolvidos nesse tipo de dor e como manejá-los são ferramentas importantes para auxiliar o paciente. Diante desse quadro, a palestra Tratamento da Dor Pélvica Crônica abordará conceitos sobre a Dor Pélvica Crônica bem como os recursos que a Fisioterapia dispõe para tratá-la. Baseada em evidências científicas atuais, a palestra enfatiza a abordagem miofascial, uma vez que se trata de um achado altamente relevante nesse perfil de paciente.


12:00 - 13:30

Pausa para almoço


Embreve Palestrantes
Sáb - 13:30

Emanuelle Lacerda

+ Fisioterapia no Acidente Vascular Cerebral

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é considerado um grande problema de saúde pública no país; de acordo com dados epidemiológicos do Brasil, o AVC é a segunda maior causa de morte, com uma tendência ao aumento de casos em adultos e jovens. O papel da Fisioterapia é fundamental na reabilitação desses pacientes, desde a reabilitação Neurofuncional a impactos na qualidade de vida, potencializando e restaurando a função e resgatando o seu convívio social. Nesta palestra entenderemos como a fisioterapia intervém desde a prevenção de outras lesões relacionadas ao AVC, à melhora do movimento, recuperação de função e o resgate da autonomia do paciente em atividades cotidianas, de lazer, reintegrando esse indivíduo a sociedade.


Embreve Palestrantes
Sáb - 14:30

Gabriela Zaparoli

+ A influência da cintura escapular e cintura pélvica no tratamento das patologias de coluna
Sabe-se que uma única articulação deficiente pode ser responsável por desencadear dores ou patologias para acima ou abaixo da disfunção primária; e é importante compreender que este processo pode acontecer com as cinturas pélvica e escapular. Estas duas regiões corporais são consideradas verdadeiros sistemas tampão do sistema postural, capazes de se adaptar para tentar manter a homeostasia do corpo. Assim, nesta palestra, falaremos sobre as relações anatômicas e a influência das cinturas no tratamento de patologias da coluna.

Embreve Palestrantes
Sáb - 15:30

Pablo Pasqualotti

+ Quiropraxia para Atletas
A Quiropraxia é um recurso extremamente benéfico para prevenção de lesões desportivas e aumento da performance dos atletas.O objetivo da palestra é apresentar aos estudantes e profissionais da saúde o papel do quiropraxista na prevenção de tais lesões na melhora de resultados de pacientes que pratiquem esportes. Assim, nesta conversa apresentaremos diferentes técnicas que podem ser aplicadas em sessões quiropraxia. Todo profissional que, de alguma maneira, está ligado ao esporte, pode e deve assistir essa palestra!

Embreve Palestrantes
Sáb - 16:30

Luma Coelho

+ Treinamento de Fáscias no Pilates
O treinamento de fáscias musculares vem se destacando cada vez mais em artigos científicos, além de conquistar posições importantes entre os melhores tratamentos na prevenção e reabilitação de lesões. Então, nessa palestra vamos mergulhar nas funções miofasciais e aprender como treinar, mobilizar e hidratar nossas fáscias através de uma abordagem diferenciada dos movimentos do Pilates. Reveja seus conceitos de movimento e explore um mundo fascinante das fáscias!

Embreve Palestrantes
Sáb - 17:30

Keyner Luiz

+ Exercícios em Casa

Nesta palestra vamos abordar os pontos chave para aperfeiçoar o atendimento aos seus alunos e pacientes com exercícios em casa. Este conhecimento poderá ser aplicado para treinos tanto no formato online como presencial, usando como principal ferramentas utensílios que todos tem em casa, como cadeiras, sofá e bastões. Exercícios em casa, quando bem orientados, podem auxiliar tanto a prevenção quanto a reabilitação de lesões, com estratégias dinâmicas e eficientes, sempre adaptadas a necessidade de cada aluno.


Embreve Palestrantes
Sáb - 18:30

Gustavo Portella

+ Kinesio Taping
A técnica de Kinesio Taping já é utilizada há centenas de anos com o intuito de estabilizar, melhorar, dar suporte ou limitar o movimento da região. Este recurso sempre foi muito indicado para auxiliar na redução de dores, edemas, prevenção e tratamento de lesões neuromusculoesqueléticas e recentemente ganhou destaque com o advento de novos tipos de bandagens e faixas como as elásticas, as hiperelásticas. Dessa forma, nesta palestra iremos discorrer sobre os diferentes tipos de técnicas da Kinesio Taping, conhecer novas pesquisas sobre o tema e entender a forma prática de utilizar a Kinesio Taping no dia a dia.

PROGRAMAÇÃO PALCO FISIOTERAPIA

Embreve Palestrantes
Dom - 09:00

Vandressa Lindemann

+ Avaliação Biomecânica e Prevenção de Lesões Ortopédicas

Lesões ortopédicas acometem pessoas de diferentes realidades, sejam praticantes de atividade física, sedentários ou atletas. E para nós, fisioterapeutas, o mais importante para reabilitar esse tipo de lesão é entender a causa do problema e não apenas tratar a consequência. Para isso, é necessário analisar fatores relacionados à fraqueza muscular, falta de mobilidade e flexibilidade muscular, além da cinemática do movimento. Portanto, nesta palestra, discutiremos sobre os principais motivos que culminam em lesões ortopédicas e como guiar os testes avaliativos de acordo com cada lesão.


Embreve Palestrantes
Dom - 10:00

Maurico Kido

+ Unindo a Fisiologia com a Yoga e o Tai Chi Chuan para treinar a capacidade respiratória
Em tempos de COVID-19, doença que afeta primordialmente as vias aéreas, treinar e melhorar a capacidade respiratória dos pacientes se torna um evento ainda mais importante. As práticas milenares orientais da Yoga e do Tai Chi Chuan são bem conhecidas por atuarem diretamente no aumento e na melhora da qualidade da capacidade respiratória, além de diversos outros benefícios. Portanto, nesta palestra entenderemos como essas práticas atuam na fisiologia do nosso organismo e como a melhora mecânica proporcionada por determinados exercícios pode aumentar a absorção de oxigênio e as funções do organismo como um todo.

Embreve Palestrantes
Dom - 11:00

Luís Henrique Sales

+ Fisioterapia nas Bronquiectasias
Nesta palestra, sinalizaremos os principais conceitos e diagnósticos da Bronquiectasia,d a Fisiopatologia e da Limitação Crônica do Fluxo Aéreo, além de aprofundarmos conhecimentos sobre Sintomatologia e Prognóstico da doença. Concentrando-nos na Fisioterapia Respiratória na Bronquiectasia, revisaremos técnicas mais efetivas e a progressão no programa de Reabilitação pulmonar.

12:00 - 13:30

Pausa para almoço


Embreve Palestrantes
Dom - 13:30

Christine Ploger

+ Incontinência urinaria no esporte

O assoalho pélvico é um músculo de estabilidade requisitado para muitas atividades funcionais do dia a dia, especialmente quando existe aumento da pressão intra abdominal no indivíduo. Principalmente na vida da mulher, as disfunções do assoalho pélvico podem afetar negativamente o funcionamento do corpo e repercutir na piora da qualidade de vida. Portanto, nesta palestra, abordaremos os principais conceitos sobre avaliação do assoalho pélvico com base na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) no contexto em que não é possível palpar o assoalho pélvico, como no pilates, na academia ou em atendimentos online.


Embreve Palestrantes
Dom - 14:30

Gisele Maria Melo Soares Arruda

+ Avaliação Cinético Funcional do Assoalho Pélvico

O assoalho pélvico é um músculo de estabilidade requisitado para muitas atividades funcionais do dia a dia, especialmente quando existe aumento da pressão intra abdominal no indivíduo. Principalmente na vida da mulher, as disfunções do assoalho pélvico podem afetar negativamente o funcionamento do corpo e repercutir na piora da qualidade de vida. Portanto, nesta palestra, abordaremos os principais conceitos sobre avaliação do assoalho pélvico com base na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) no contexto em que não é possível palpar o assoalho pélvico, como no pilates, na academia ou em atendimentos online.


Embreve Palestrantes
Dom - 15:30

Radhija Mussi

+ Pilates para Idosos Reabilitação e Condicionamento

Nesta palestra, aprenderemos a trabalhar o MAT Pilates de maneira construtiva e adaptativa com o público idoso, utilizando os seguintes acessórios: Fit Ball, Flex Band, Over Ball, Foam Roller, Tonning Ball e Fitness Circle. Discutiremos em conjunto sobre as especificidades de determinados casos, como também a evolução de cada exercício, desafiando de forma segura diferentes alunos, e atentando sempre para as necessidades particulares da terceira idade.


Embreve Palestrantes
Dom - 16:30

Luiz Jonas Marques Filho

+ Dry Needling
O Dry Needling, ou agulhamento seco, é uma técnica baseada na utilização de agulhas para o tratamento de dores miofasciais. Este é um recurso de baixo custo, altíssima evidência científica e segurança para os pacientes, sem causar grandes efeitos adversos. Portanto, nesta palestra, abordaremos as últimas evidências científicas sobre o Dry Needling e de quais formas podemos aplicar essa técnica na abordagem do Fisioterapeuta.

Embreve Palestrantes
Dom - 17:30

Bruno Matoso

+ A importância da mobilidade nas estruturas do pé
As estruturas do pé e do tornozelo são bastantes complexas, assim como a mecânica que compõe cada uma delas. Portanto, analisar tais estruturas e entender o funcionamento físico delas é primordial para atender às necessidades dos pacientes com disfunções relacionadas a estas regiões corporais. Por isso, aqui traremos uma revisão da anatomia funcional do pé e do tornozelo e a demonstração sobre a mecânica normal e anormal destes membros. Nesta palestra, discutiremos as principais abordagens para o trabalho de mobilidade do pé e tornozelo e a influência na marcha e corrida.

Embreve Palestrantes
Dom - 18:30

Marlon Bluner

+ Biomecânica do Ombro

Na palestra sobre Biomecânica do Ombro, abordaremos a anatomia e a biomecânica do ombro aplicados aos conceitos da reabilitação. Estimular o conhecimento do complexo articular do ombro é fundamental para compreender as lesões nos membros superiores e capacitar o profissional do movimento a orientar a reabilitação de diversas patologias que surgem nos estúdios de Pilates.

O cronograma está sujeito à alterações sem aviso prévio.

PROGRAMAÇÃO PALCO EDUCAÇÃO FÍSICA

Sáb - 09:00

Eduardo Guerim

+ Levantamento de Peso Olímpico - LPO
O Levantamento de Peso Olímpico (LPO) é uma modalidade esportiva única e competitiva, mas também aparece incluída em diversos outros esportes, como o CrossFit. Um dos objetivos do LPO é a melhora de desempenho, força, flexibilidade e velocidade do aluno. Justamente pela modalidade estar inserida nos Boxes de CrossFit, o Levantamento de Peso Olímpico vem crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo afora. Por isso, nesta palestra, abordaremos as principais informações sobre a técnica do LPO e como orientá-la em academias e estúdios da melhor forma.

Sáb - 10:00

João Dias

+ Lesões no esporte
Entender os mecanismos lesionais através da Biomecânica é fundamental para que profissionais do movimento possam atender bem os seus pacientes e alunos, seja para prevenir lesões ou seja para atingir a alta performance. Portanto, nessa palestra, iremos discutir sobre ferramentas simples, seguras e eficazes para profissionais de Fisioterapia e Educação Física realizarem um amplo trabalho de prevenção e reabilitação de lesões no esporte no dia a dia.

Sáb - 11:00

Luana Bernardo

+ Como montar meu negócio de Pilates
Ser proprietário do próprio Estúdio de Pilates é um dos maiores sonhos de diversos profissionais de Fisioterapia e Educação Física. Mas será que é tão simples empreender nesse ramo? A concorrência no mercado do Pilates é cada vez maior e, por isso, se preparar é crucial para manter seu projeto em andamento e com sucesso! Com mais de 9 anos empreendendo no universo do Pilates, Luana Bernardo abordará, através dessa palestra, orientações para quem pensa em abrir o próprio negócio na área do Pilates.

12:00 - 13:30

Pausa para almoço


Sáb - 13:30

Giosana Bizarro

+ Consumo de Carboidratos na Performance Esportiva

Conhecido por muitos como “vilão” da alimentação, o carboidrato é uma das principais fontes de energia para o corpo, principalmente na performance do esporte; ele atua na manutenção do glicogênio hepático e muscular e no momento do treino possui papel no funcionamento de alguns hormônios e do sistema imunológico. Além disso, a glicose, por ser um dos principais substratos energéticos para as células imunológicas, auxilia o atleta a ter uma recuperação adequada, em casos de lesão. Nesta palestra, discutiremos conceitos e aplicações do carboidrato na performance esportiva para, assim, entender como consumir carboidratos da forma correta, otimizando seus efeitos sobre a performance do atleta.


Sáb - 14:30

Aline Miranda Strapasson

+ Iniciação Esportiva para as pessoas com deficiência
A Iniciação Esportiva para Pessoas Com Deficiência abrange diversos conceitos de inclusão e acessibilidade e, dentre eles, a necessidade de desmistificar o contexto esportivo para pessoas com deficiência. Nesta palestra, objetivamos orientar profissionais da saúde sobre quais passos devem ser tomados no ensino, vivência e aprendizagem de modalidades esportivas adaptadas e paralímpicas.

Sáb - 14:30

Henrique Bianchi Oliveira

+ biomecânica da caminhada de crianças obesas
A obesidade infantil é um fenômeno em crescimento nos últimos anos, resultando em um problema de saúde com proporções epidêmicas. As diretrizes mundiais de atividade física recomendam a caminhada como alternativa eficiente para exercícios aeróbicos. Porém, uma série de alterações na biomecânica da caminhada de crianças com obesidade deve ser considerada para a prescrição ideal e de maneira segura deste exercício. Nesta palestra, veremos como as alterações ocorrem principalmente nos parâmetros espaço-temporais e nos componentes do trabalho mecânico, as quais sofrem influência da velocidade de caminhada.

Sáb - 16:30

Nany Sevilla

+ MAT PILATES

Exercícios de MAT Pilates podem variar de altos a baixos níveis de intensidade, força e dificuldade. Nesta palestra, abordaremos exercícios práticos e desafiadores, com o intuito de estimular o participante a sair da zona de conforto. Diferentes exercícios de MAT Pilates podem utilizar-se do repertório de exercícios intermediários e avançados de Pilates, mas o primordial é que o instrutor oriente o aluno da melhor forma, adaptando e respeitando as necessidades de cada um. Prepare-se para uma aula prática e objetiva de MAT Pilates com Nany Sevilla!


Embreve Palestrantes
Sáb - 17:30

Luciano Barakat

+ Como Fidelizar o Aluno com o Treinamento Ideal
Orientar diferentes alunos não é uma tarefa fácil e reunir os principais elementos para um treinamento ideal capaz de fidelizar o aluno é um passo ainda maior. Por isso, nesta palestra entenderemos como organizar, desenvolver e fidelizar o seu aluno com um programa de treinamento com objetivos e resultados eficazes na aula de Ginástica Localizada, lembrando sempre de abranger as necessidades de cada indivíduo da melhor forma.

Embreve Palestrantes
Sáb - 18:30

Eduardo Guerim

+ Treinamento Desportivo de Alta Performance
O Treinamento Desportivo de alta performance é um trabalho que requer amplo conhecimento teórico e prático do treinador. Por isso, nesta palestra veremos uma abordagem simples e básica, com referências de Matveev, Verkhoshanski, Antonio Carlos Gomes, Platonov entre outros teóricos experientes, para entender como as grandes figuras do esporte realizam seu treinamento de forma objetiva e eficaz.

PROGRAMAÇÃO PALCO EDUCAÇÃO FÍSICA

Embreve Palestrantes
Dom - 09:00

Luiz Dib

+ Reabilitação Neurofuncional em pacientes pós-Covid
A COVID-19 pode desencadear diversas sequelas físicas, emocionais e neurológicas em pacientes acometidos pela doença. Entretanto, existem estratégias desenvolvidas pela neurociência que promovem melhora da performance mental exercendo, assim, influência sobre todos os aspectos do funcionamento do organismo humano. Dentre elas, na palestra de Reabilitação Neurofuncional em Pacientes Pós-COVID, abordaremos: Eletro estimulação transcraniana por corrente contínua, neurofeedback e biofeedback.

Embreve Palestrantes
Dom - 10:00

Wagner Zaccani

+ Preparação física nos esportes de combate
Os esportes de combate têm alcançado grande destaque nos últimos anos. Porém, desafios como carência de estudos científicos, a própria característica das lutas (esportes considerados acíclicos e de tarefas abertas) e a preparação física destes esportes impactam a evolução das lutas no cenário mundial. Por isso, baseado na experiência de quem trabalha com lutas e com auxílio de científico sobre treinamento físico, nesta palestra abordaremos o principal sobre profissionalismo no treinamento de lutadores e como aplicar as técnicas de preparação física nas diferentes modalidades.

Embreve Palestrantes
Dom - 11:00

Bernardo Neme Ide

+ Força e potência nos esportes e atividades da vida diária
A manifestação da força e potência muscular está presente em padrões de movimentos do nosso dia a dia, como sprints, chutes, lançamentos, golpes, saltos e mudanças rápidas de direção. Por isso, entender tais elementos é importante para a otimização da capacidade de execução das tarefas diárias e melhora na qualidade de vida, especificamente nos idosos, evidenciando uma redução no risco de quedas e manutenção do estilo de vida independente. Assim, nesta palestra vamos rever conceitos de Força e Potência aplicados a diferentes grupos etários.

12:00 - 13:30

Pausa para almoço


Embreve Palestrantes
Dom - 13:30

Tiago Heck

Periodização de treinos de alta intensidade para CrossTraining com progressão e segurança
Nesta palestra, veremos sobre a história do Cross Training no Brasil, de 2009 aos dias de hoje e analisaremos as dificuldades e vitórias deste esporte nos últimos 12 anos de existência no país. Além disso, entenderemos qual o público que mais consome este tipo de treino e como devemos orientar e periodizar um treino de alta intensidade para não atletas

Embreve Palestrantes
Dom - 14:30

Ronaldo Baganha

+ Obesidade e Metabolismo
A obesidade é uma doença responsável por importantes alterações no metabolismo celular, uma vez que sua fisiopatologia é complexa, seus desfechos malignos e o entendimento de sua gênese, implicações biológicas e tratamento são desafiadores. Inclusive, a evolução do sobrepeso e obesidade mundial projetam um cenário sombrio sobre a saúde metabólica. Portanto, nesta palestra, com embasamento científico e prático, conheceremos mais sobre a doença que mudou a "cara" do mundo e desafia diariamente a ciência e os profissionais da saúde.

Embreve Palestrantes
Dom - 15:30

Paulo Márcio Fucci

+ Pilates como prevenção de lesões e recuperação
O Pilates é um recurso completo capaz de auxiliar na prevenção de lesões e recuperação delas. Assim, nesta palestra, abordaremos os principais tópicos ligados a importância da prática esportiva para a saúde, os risco de lesões no esporte e entenderemos como o método Pilates pode contribuir para a prevenção de lesões esportivas. Assim, discutiremos objetivamente sobre como usar os exercícios do método Pilates para prevenir lesões e quais os principais aparelhos que devem ser utilizados para este fim.

Embreve Palestrantes
Dom - 16:30

Alexandre Daniel Spacassassi

+ Prevenção de doenças fisiológicas

A Síndrome Metabólica acontece quando variadas condições levam o aluno ou paciente ao aumento da chance de desenvolver determinadas doenças, como Diabetes tipo II e doenças cardiovasculares. Portanto, nesta palestra, discutiremos a importância de atentar para algumas atitudes importantes de prevenção ou até mesmo melhora na qualidade de vida de indivíduos acometidos por esta síndrome.


Embreve Palestrantes
Dom - 17:30

Artur Felipe Lima

+ Gamificação nas Aulas de Educação Física Escolar

A gamificação é um processo que utiliza os princípios e os elementos dos games para resolver problemas e tarefas do cotidiano de forma divertida e com maior engajamento dos participantes. Então, o objetivo desta palestra é conceituar a gamificação, além de trazer possibilidades de utilizar essa técnica em aulas de Educação Física escolar. Nesta conversa, discutiremos como, a partir da aplicabilidade prática das intervenções em aulas de Educação Física, a gamificação é uma metodologia relevante e ativa no processo de ensino-aprendizagem do esporte e movimento nas escolas.


Embreve Palestrantes
Dom - 18:30

Monica Apostolico

+ MAT Pilates Básico: Como Evoluir seu Aluno
O MAT Pilates é um recurso cada vez mais usado em Estúdios e Academias de Pilates. Portanto, além de conhecimentos gerais sobre a técnica, na seguinte palestras abordaremos 7 exercícios práticos do MAT Pilates básico, a fim de orientar profissionais do movimento como trabalhar a evolução do seu aluno em cada etapa e trabalhar as necessidades específicas e processos pedagógicos de cada indivíduo.

O cronograma está sujeito à alterações sem aviso prévio.