palco Fisioterapia

palco Educação Física

08:30 - 09:00

Rafael Juliano

Abertura do Congresso

09:00 - 10:00

Solange Freitas

+ Hernia de Disco: Avaliação e Remodelagem de Tratamento (ver mais)

A hérnia de disco é uma patologia extremamente comum que surge a partir de desequilíbrios musculares e alterações posturais, também podendo ser afetada pela falta de exercícios físicos. O tratamento desta patologia geralmente é formado por um tratamento conservador (utilizando técnicas como a acupuntura, hidroterapia, e fisioterapia).

Apesar disso, pouco se fala sobre a influência do sistema nervoso no processo de instalação e evolução da dor causada pela patologia.Da mesma forma, os fisioterapeutas pouco conhecem sobre a Mobilização Neural. Por isso, nesta palestra realizaremos uma revisão nos procedimentos do tratamento conservador da hérnia de disco para remodelamos o processo de avaliação e tratamento destes pacientes. Com isso, sua prática clínica será completamente transformada!


10:00 - 11:00

Diana Andrade

+ Avaliação e Tratamento Fisioterapêutico na Condromalacia Patelar (ver mais)

Esta palestra abordará a avaliação, a conduta e os cuidados necessários com pacientes com quadro de Condromalácia Patelar. Tais aspectos serão tratados através de uma visão funcional do joelho, permitindo uma abordagem ampla tanto na reabilitação, quanto na prevenção da patologia.


11:00 - 12:00

Marlon Bluner

+ Pilates e dor lombar, o que fazer? (ver mais)

A palestra tratará sobre os principais aspectos relacionados a intervenções do Método Pilates em pacientes com quadros de lombalgias. Serão abordadas questões como: qual seria o melhor caminho para o tratamento desse público? E, ainda, que a literatura tem nos mostrado?


12:00 - 13:00

Pausa para almoço


13:00 - 14:00

Jeferson Rodrigues

+ As leis que regem os profissionais bem sucedidos (ver mais)

Várias pessoas explicam caminhos para alcançar o sucesso financeiro. Não existe uma fórmula, mas sabemos que, antes do sucesso financeiro, há um caminho a ser percorrido.
Percebemos que todas pessoas que alcançaram o sucesso profissional tinham habilidades emocionais semelhantes. Estudiosos como Napoleon Hill e Robert Dilts concluíram que existe um caminho para obter habilidades que nos levam ao próximo nível – e a percepção da importância do autoconhecimento é a base desse processo.
Para isso é preciso elevar seu nível de consciência, observar o ambiente, ganhar conhecimento e habilidades novas e ter clareza, foco, disciplina e resiliência – a cereja do bolo. Falar que precisamos dessas habilidades é fácil, mas como tê-las? É sobre isso que trataremos nesta palestra!


14:00 - 15:00

Emanuelle Lacerda

+ Mobilização miofascial na dor lombar crônica (ver mais)

A fáscia é uma estrutura conectiva que se estende da cabeça aos pés, formando uma rede de conexões. Sua densificação é uma das principais causas de dores crônicas. Isso pode acarretar quadros de dor lombar, o que gera desconforto e afeta a capacidade funcional do indivíduo.

As dores crônicas são as mais frequentes e impactam diretamente os sistemas e disfunção no movimento. Com a análise do movimento, o terapeuta pode avaliar e tratar seu paciente mobilizando seus meridianos fasciais. Nessa palestra, convido você a romper paradigmas acerca do tratamento da dor lombar crônica partindo da análise do microssistema e suas conexões.


15:00 - 16:00

Luís Henrique Sales Oliveira

+ Reabilitação cardíaca na insuficiência cardíaca (ver mais)

A Insuficiência Cardíaca Crônica (ICC) pode ser definida como uma situação clínica na qual o débito cardíaco é incapaz de satisfazer a demanda metabólica dos tecidos da periferia. A intolerância ao esforço e às atividades do cotidiano, bem como a dispnéia, são os sintomas mais frequentes e debilitantes nos pacientes com ICC leve ou moderada.

Nesse sentido, a palestra tem por objetivo abordar a irrefutável argumentação científica a favor da prática regular de exercícios no paciente portador de ICC, trazendo o impacto dos programas formais de reabilitação cardíaca.


16:00 - 17:00

Ney Meziat

+ Terapia Cognitivo-Funcional nas Dores Lombares Crônicas (ver mais)

A Terapia Cognitivo-Funcional é uma abordagem comportamental flexível integrada para o gerenciamento da dor lombar. Essa abordagem evoluiu da integração de fundamentos da psicologia comportamental e da neurociência com a prática da Fisioterapia. Por isso, nesta palestra serão apresentadas as três etapas da TCF: a dor fazendo sentido para o paciente; exposição controlada; e mudança no estilo de vida. 


17:00 - 18:00

Pamela Pereira

+ Treinamento Muscular Respiratório no Desmame Ventilatório (ver mais)

O treinamento muscular respiratório (TMR) para pacientes em ventilação mecânica (VM) e de difícil desmame, vem sendo realizado com resultado clinicamente significativo, tem como objetivo minimizar ou retardar o declínio da função respiratória, presente na maioria dos pacientes em desmame da VM, que é associado aos índices de morbidade e mortalidade. A palestra tem por objetivo, verificar a efetividade do TMR no desmame ventilatório e investigar as formas de aplicação deste treinamento.


18:00 - 19:00

Naira Salles

+ Abordagem fisioterapêutica na funcionalidade do idoso (ver mais)

Essa palestra será uma imersão nas questões relacionadas à funcionalidade do idoso, com discussão sobre sua importância na qualidade de vida e longevidade do indivíduo. Trataremos sobre medidas avaliativas de funcionalidade e condutas fisioterapêuticas para manutenção e ganho de funções.

09:00 - 10:00

Marcio Tosi

+ Dor e Quiropraxia Instrumental: Como eu trato? (ver mais)

A dor se tornou uma das principais áreas de atuação dos fisioterapeutas, pois é uma necessidade primária para a saúde do indivíduo e uma premissa de nossa subsistência. Nesse sentido, a quiropraxia consiste na avaliação, tratamento e prevenção das disfunções do sistema neuro-músculo esquelético. Ela mantém e libera o fluxo de informações neurológicas através de intervenções manipulativas nas articulações.

A técnica surgiu na escola americana de técnicas sutis, sendo a segunda mais utilizada no mundo e a mais rentável nos EUA. Ainda, é indicada no tratamento das restrições biomecânicas, distúrbios posturais, dores agudas e crônicas. Por isso, esta palestra abordará, de maneira interativa e focada na prática da técnica, como utilizar a Quiropraxia Instrumental como forma de tratar quadros álgicos.


10:00 - 11:00

Bruno Matoso

+ Biomecânica da corrida para fisioterapeutas: da lesão à performance (ver mais)

Abordagem de uma metodologia de corrida eficiente, visando utilizar as inovações tecnológicas integrando fatores como biomecânica, avaliação de movimento e suas principais correções. Saiba como utilizar a terapia manual, exercícios corretivos e retreinamento de padrões de movimento na corrida, além da lógica da prescrição de tênis para o corredor. Entenda o mercado da corrida – que cresce exponencialmente e conta, no Brasil, com mais de 6 milhões de praticantes – e saiba como o fisioterapeuta pode atuar obtendo mais valorização nesse contexto.


11:00 - 12:00

Pablo Pasqualotti

+ Importância da abordagem interdisciplinar no mundo pós pandemia: conjecturas atuais (ver mais)

Num primeiro momento abordaremos conceitos de interdisciplinaridade e modelos da sua aplicabilidade ao redor do mundo. Com exemplos práticos e baseados em evidências científica, analisaremos a evolução do cuidado em saúde e de que forma a interdisciplinaridade se insere nesse contexto. Por fim, projetaremos como será essa abordagem no mundo pandêmico e pós pandemia, com uso da tecnologia para auxiliar nesse processo!


12:00 - 13:00

Pausa para almoço


13:00 - 14:00

Keyner Luiz

+ Exercícios de Alta Intensidade no Tratamento da dor (ver mais)

A Fibromialgia é uma patologia que atinge majoritariamente as mulheres, mas os homens também sofrem bastante com esse quadro. Por isso, nesta palestra iremos abordar a forma como a prática de exercícios físicos adequados pode auxiliar na melhora dos sintomas da fibromialgia, além de demonstrar quais são as melhores atividades para redução do impacto da patologia.


14:00 - 15:00

Rodrigo Renato da Silva

+ Aspectos biomecânicos na reabilitação do ombro (ver mais)

A articulação do ombro é um sistema complexo e o seu efetivo funcionamento é um pré-requisito para a funcionalidade do membro superior nas mais variadas atividades. Ela é constituída por uma cadeia cinemática sincronizada e eficaz, que estabelece uma relação sinérgica entre a mobilidade e estabilidade. Nesta palestra abordaremos as relações artro e osteocinemáticas do complexo do ombro e quai são suas repercussões para o processo de reabilitação.


15:00 - 16:00

Renatha Cruz

+ Como Aprender Músculos: Origem e Inserção (ver mais)

Conhecer bem a anatomia humana é extremamente necessário, tanto para o trabalho diário quanto para concursos. Além disso, pode ser bastante difícil compreendê-la se você não souber lidar bem com ela. A pressão aumenta ainda mais quando tratamos de Anatomia Muscular, uma vez que não basta saber o nome dos mais de 600 músculos do corpo; é preciso saber sua origem, inserção e ação de cada um deles. Por isso, nesta palestra darei algumas dicas e passos práticos eficazes para ajudar você a realmente entender, memorizar e aprender tudo sobre a Anatomia Muscular. Sempre lembrando, é claro, que não há regras para o aprendizado: não há certo ou errado quando se trata de métodos de estudo ou formas de aprender. O que realmente vale aqui é você adaptar cada método à sua realidade, pois o correto é o que realmente funciona para cada pessoa.


16:00 - 17:00

Maurício Kido

+ Vantagens do Treinamento Funcional sobre os exercícios tradicionais na reabilitação motora (ver mais)

A reabilitação motora visa devolver ao paciente a funcionalidade da região lesionada. O Treinamento Funcional, quando direcionado para esse fim, possui todas as ferramentas para promover a recuperação e ainda prevenir novas lesões. Por isso, nesta palestra compreenderemos como utilizar essa modalidade para desenvolver novas habilidades e maior consciência corporal em nossos pacientes.


17:00 - 18:00

André Santos

+ Os Caminhos da Alta Performance: O segredo dos Profissionais da Área Saúde que tem Sucesso (ver mais)

Quantos profissionais você conhece que são competentes no que fazem mas não atingem seus objetivos? Muitos têm sonhos, planos e metas, mas não têm um método – e é justamente por não traçarem um planejamento ou seguirem uma metodologia que seus objetivos não são alcançados. Por isso, nessa palestra vou te ensinar os 03 principais segredos para melhorar sua auto performance, atingir Alta Performance e ter sucesso na carreira da Saúde.


18:00 - 19:00

Caio Razeck

+ Didática de construção de movimento dentro do processo de envelhecimento (ver mais)

Dentro do processo de envelhecimento, é fundamental que os profissionais que atuam com o movimento enquanto proposta de intervenção para os idosos saibam identificar suas reais necessidades de acordo com as fases desse processo. Nesse sentido, vale lembrar que ele é individual, uma vez que indivíduos da mesma espécie não envelhecem da mesma forma.

Partindo deste princípio, a palestra abordará tópicos como: a pluralidade do envelhecimento e seus fatores biopsicossociais; a ligação entre os objetivos e a proposta de atuação através dos exercícios; elaboração de estratégias de atendimento com foco nos objetivos traçados; didática de construção de movimento para a execução dos exercícios de forma segura e a compreensão das zonas de Conforto, Desafio e Perigo.

08:30 - 09:00

Rafael Juliano

Abertura do congresso

09:00 - 10:00

Luiz Dib

+ Bases Neurais do comportamento relacionado à atividade física e comportamento sedentário (ver mais)

Quais fatores estão relacionados às nossas escolhas em relação à prática de atividade física e saúde? Ser consciente da importância de ser ativo não tem sido suficiente para que nos movimentemos, pois a cada ano é maior o número de indivíduos, adultos e crianças sedentárias. Nesse contexto, qual a implicação desses comportamentos para nossa saúde física, osteomusculoarticular e mental?


10:00 - 11:00

Veridiane Lopes

+ FitDance Experience (ver mais)

O FitDance é um programa que mescla dança e diversão. Seu principal objetivo é levar alegria à vida da pessoa, fazendo com que o praticante se movimente e eleve o bem-estar. A aula propõe uma unidade em suas coreografias, sempre utilizando movimentos inclusivos, diversificados e modernos. Sua sequência é planejada de forma didática através de um mix de ritmos variado, promovendo o aprendizado e a evolução do praticante.

Seus benefícios são diversos: diversão, melhora da autoestima, socialização, combate à ansiedade, diminuição do estresse e mais. Essa alegria, unidade e democratização características do FitDance criam uma atmosfera convidativa até mesmo para os participantes mais tímidos. Que tal conhecer mais sobre esse universo?


11:00 - 12:00

Ricardo Saldanha

+ Maturação somática e autodeterminação para o esporte (ver mais)

A palestra visa apresentar uma forma de avaliação de maturação a partir de avaliações antropométricas, bem como relacionar esta variável com a adesão e o engajamento de jovens (adolescentes) à prática de atividade física ou esportiva.


12:00 - 13:00

Pausa para almoço


13:00 - 14:00

Ney Luiz Tesser Jr

+ Ginástica Artística e o Treinamento Funcional de Alta Intensidade (ver mais)

Nesta palestra serão abordadas as técnicas utilizadas na Ginástica Artística que podem ser proveitosas para ganho de performance na Ginástica do Crossfit e Treinamento de Alta Intensidade. Também trataremos da importância de uma base bem feita para o aprendizado dos movimentos, evitando lesões articulares, visando a evolução segura e preservando a técnica em primeiro lugar. Ainda, será discutida a diferença entre as ginásticas em pontos como o tempo de aula, o funcionamento de competições e outros aspectos.


14:00 - 15:00

Ronaldo Baganha

+ Os segredos do emagrecimento: do controle da fome à potencialização da “queima de gordura” (ver mais)

A obesidade é um problema mundial de saúde pública. A evolução tecnológica ocasionou o aumento do comportamento sedentário, o que favorece o balanço energético positivo crônico e o desenvolvimento do quadro. Muito se fala de estratégias para emagrecer, mas é notável a incompreensão da complexidade dessa questão pela maioria dos profissionais que trabalham com sua terapêutica.

Nesse contexto, a palestra elucidará pontos essenciais para compreender a relação entre a fome e o gasto calórico, bem como aspectos como o funcionamento do centro de controle da fome, a regulação da oxidação de gorduras a nível celular e as estratégias existentes para potencializá-la.


15:00 - 16:00

Luiz Dib

+ Treinamento Cognitivo Aplicado ao Esporte (ver mais)

Atualmente, todos os grandes esportistas dispõem dos melhores métodos de treinamento, treinadores, nutricionistas, fisioterapeutas, endocrinologistas e complexos de treinamento. Portanto, nos últimos anos a atenção na preparação tem se voltado para um fator considerado fundamental para separar o primeiro do segundo colocado: preparo mental.

Nesse sentido, serão abordados as técnicas de treinamento mental mais utilizadas. Além disso, trataremos de um protocolo inédito para o treinamento da mente, desenvolvido pelo próprio palestrante, que pode ser utilizado tanto em busca do alto rendimento quanto no dia a dia do seu cliente de treinamento personalizado – entre diversas outras aplicações.


16:00 - 17:00

Silas Seolin Dias

+ Qual a importância e como realizar uma avaliação física rentável? (ver mais)

A realização de uma avaliação física que preceda a prescrição de exercício físico para um aluno é essencial, pois é através dela que torna-se possível obter o máximo de informações sobre o físico do nosso aluno. Quanto mais dados você obtiver, mais adequada será sua prescrição. Além disso, essa ferramenta comprova os resultados do trabalho do profissional.

Mas por que muitos profissionais não realizam avaliação física? Altos custos, algum tipo de dificuldade? Pensando nisso, essa palestra abordará a importância da realização de uma avaliação física, bem como da sua aplicabilidade prática com o mínimo de materiais necessários. Assim, trataremos sobre otimização do tempo e rentabilidade, ou seja, baixo custo e maior valor agregado ao profissional.


17:00 - 18:00

William Caruso

+ A importância da adaptação dos atendimentos na era digital (ver mais)

Nesta palestra será abordada a necessidade de realizar uma adaptação do atendimento por parte dos profissionais de saúde para que possamos lidar com a prevenção e promoção da saúde em meio a uma Pandemia na área digital. Da mesma forma, trataremos sobre como podemos aproveitar a “onda” do online em busca do aperfeiçoamento profissional


18:00 - 19:00

Tatiana Lima

+ Como podemos contribuir para um envelhecimento funcional e com qualidade de vida (ver mais)

A palestra tratará sobre como avaliar a funcionalidade do idoso e, a partir de suas individualidades, traçar estratégias baseadas no Treinamento Funcional para a melhoria de sua independência e autonomia.

09:00 - 10:00

Gabriel Celi

+ Hipertrofia em vegetarianos estritos através do Treinamento de Força (ver mais)

Baseada em um estudo acadêmico, a palestra abordará o desenvolvimento da hipertrofia muscular em um indivíduo vegetariano estrito praticante de treinamento de força. Ela demonstrará se houve resultado de ganho de força, utilizando-se da análise de carga usada em um exercício comparativamente entre o início e o final da pesquisa.


10:00 - 11:00

Arnaldo Vaz Junior

+ Modulação de auto percepções em pessoas com deficiências motoras (ver mais)

A compreensão da autopercepção de pessoas com diferentes tipos de deficiências motoras é um método facilitador para a prescrição de atividades físicas para esse público. Seja ela uma deficiência temporária ou permanente, entender as individualidades torna-se imprescindível para o desenvolvimento físico de pessoas com deficiência.

Nesse sentido, a análise da autopercepção é um fator determinante para o sucesso da inserção desta população em diferentes programas de atividade física. Neste prisma, a palestra tem como intuito direcionar a elaboração de programas de atividades físicas a partir da interação entre a deficiência e as variáveis psicológicas. A palestra é indicada para Fisioterapeutas e Educadores Físicos.


11:00 - 12:00

Martim Gomes Weber

+ Suplementação Esportiva: Verdades e Mitos (ver mais)

A suplementação vem sendo cada vez mais utilizada por praticantes de exercícios físicos que buscam melhorar sua performance. O profissional da área da saúde, especialmente o profissional de Educação Física que acompanha esses indivíduos mais de perto no dia a dia, deve estar familiarizado com os diferentes tipos de suplementos disponíveis no mercado.

Além disso, também é importante entender o real propósito do consumo deles para ser capaz de sanar dúvidas e melhor orientar seus alunos e clientes. Nesse sentido, esta palestra tem como objetivo abordar os suplementos mais utilizados por praticantes de exercícios físicos e também desmistificar alguns mitos e verdades que rodeiam o assunto.


12:00 - 13:00

Pausa para almoço


13:00 - 14:00

Fernando Massari Mitamura

+ Tendências do Mundo Fitness (ver mais)

Você já parou para pensar que o produto importante de hoje pode ser irrelevante amanhã? Será que o COVID-19 mudou a indústria fitness para sempre? O que é tendência e o que é apenas passageiro na área do exercício físico? Essas são perguntas que personal trainers e gestores de academias devem se fazer com uma certa frequência. Compreender as principais tendências do mundo fitness ajuda a identificar oportunidades para se destacar, independentemente do momento que estamos vivendo. Sendo assim, essa palestra tem como escopo abrir novos horizontes e possibilidades para profissionais da área da saúde e gestores do mundo fitness.


14:00 - 15:00

Ronaldo Baganha

+ Treinamento de Força para Hipertrofia: Respostas moleculares e morfológicas (ver mais)

Esta palestra buscará apresentar de forma inovadora o que realmente importa no treinamento de força para a hipertrofia muscular, apresentando os melhores caminhos e as melhores estratégias. Sabemos que ele é muito procurado devido a seus inúmeros benefícios à saúde, prevenção de lesões e performance física.

Por isso, abordaremos três pontos principais. Trataremos sobre a importância de minimizar as respostas morfológicas negativas do treino de força, ou seja, evitar danos celulares (microlesões). Ainda, será discutida a manipulação das variáveis do treino para adaptá-lo a indivíduos mais ou menos responsivos, de maneira a otimizar as respostas hipertróficas. Serão apresentados, por fim, os resultados dos últimos trabalhos realizados ao redor do mundo pelos maiores pesquisadores da área.


15:00 - 16:00

Felipe Morim

+ Treinamento Baseado em Velocidade: Prescrição e Controle de Carga (ver mais)

O uso de acelerômetros permite aferir com exatidão as diferenças entre carga real e carga proposta, possibilitando um preciso controle, dosificação e quantificação dos estímulos de treinamento. O Treinamento de Força Baseado em Velocidade (ou VBT, da sigla em inglês) representa a teoria (física) aliada à prática. Nela, poderemos visualizar os inúmeros efeitos e vantagens que este sistema oferece aos treinadores.


16:00 - 17:00

Silas Seolin Dias

+ Ginástica laboral além do alongamento: como abordar e oferecer a prática? (ver mais)

Existem 5 tipos de Ginástica Laboral (GL): Preparatória, Compensatória, Relaxamento, Corretiva e Manutenção. A GL consiste em práticas de ginásticas, exercícios e atividades físicas, atividades lúdicas e similares tendo em vista a promoção da saúde e qualidade de vida do trabalhador, independentemente do local de atuação. Nesse sentido, ela não se limita apenas a exercícios de alongamento e aplicação em médias e grandes empresas. Por isso, nesta palestra será apresentado como ir além com a Ginástica Laboral, quais ferramentas e atividades podem ser abordadas, para quem ela pode ser oferecida e como oferecê-la com qualidade.


17:00 - 18:00

Kelly de Luca

+ Como criar seu infoproduto e alavancar sua carreira na Internet (ver mais)

Nesta palestra trataremos sobre as principais estratégias para criação de infoprodutos em plataformas online e como realizar uma alavancagem de vendas efetiva. Também serão abordados pontos como avaliação de nicho, roteirização de curso, criação de módulos, distribuição, bônus, colabs, tipos de materiais necessários, gravações e divulgação nas Redes Sociais. Descubra tudo que você precisa saber para criar seu curso online e alavancar sua carreira na Internet!


18:00 - 19:00

Nany Sevilla

+ Pilates em 3 intervalos diferentes (ver mais)

Esta será uma aula de Pilates com 3 níveis de intensidade, força e dificuldade. Os participantes irão vivenciar desafios físicos que os farão sair da zona de conforto. Passaremos por um nível “básico”, no qual os exercícios que estamos acostumados a fazer no repertório básico serão realizados por 3 a 5 minutos. Em seguida, entraremos no intervalo de “força”, no qual os acessórios aumentarão o grau de dificuldade e força. Serão utilizados elásticos, LoopBands, Magic Circle, slide disc e Fitball com duração de 2 a 3 minutos. Posteriormente, iremos explorar um movimento bastante desafiador (mas sem sacrificar a execução correta); este será o intervalo de maior dificuldade, que chamaremos de “explosivo”. Ele será bastante desafiador no nível físico e pode utilizar-se do repertório de exercícios intermediários e avançados de Pilates. Sua duração pode ser medida pelo tempo de 30 segundos a 1 minuto, ou em repetições de 10 em 10 segundos. Como exemplo, podemos nomear o Teaser 1,2,3, Snake, PushUps, Jacknife, Hundred e outros.
* palestra em espanhol.

O cronograma está sujeito à alterações sem aviso prévio.